A ferrovia que promete revolucionar o agro bilionário no Sul do Brasil

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Tolstoi

9/4/20231 min ler

Santa Catarina importa anualmente cerca de 5 milhões de toneladas de grãos de estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para alimentar seus imensos plantéis de aves e suínos. O estado é o maior produtor nacional de carne suína e padece de um mesmo problema enfrentado por outros gigantes na produção, como as regiões oeste e sudoeste do Paraná, líderes nacionais na produção avícola, e o norte do Rio Grande do Sul, que também figura entre os três primeiros lugares nos dois segmentos. As regiões que, juntas, têm Produto Interno Bruto (PIB) superiores a R$ 200 bilhões sofrem com intensos problemas logísticos e enxergam investidores desacelerando a aplicação de recursos, migrando ou mesmo optando por regiões mais bem servidas de estradas e ferrovias. A extensão da Ferroeste de Cascavel (PR) a Chapecó (SC) tem previsão de 263 quilômetros em pista simples contando com 18 túneis e 31 pontes e viadutos. A velocidade máxima dos trens será de 80 km/h. A construção exigirá investimentos no valor de R$ 6,43 bilhões e a expectativa é para conclusão no ano de 2032 - se todos os prazos para cada etapa da obra forem cumpridos e se os serviços, efetivamente, iniciarem em 2024. “Além disso, temos o estudo de viabilidade de outra ferrovia de Chapecó até Passo Fundo (RS). Isso aumentaria o consumo de grãos da região para 10 milhões de toneladas antes de 2028”, contou o presidente da Acic Chapecó.